08/09/2015 - Márcia Marques Camacho      Twitter  Facebook  Google+  LinkedIn

Frequentemente observo amigas, bem-sucedidas em suas carreiras, reclamando do aparente caos de suas vidas particulares. Consultas médicas desmarcadas, cursos adiados, pais e filhos negligenciados, finanças pessoais desorganizadas, são apenas alguns exemplos.

Após 10 anos como gestora, passei a aplicar recursos que utilizo no mundo corporativo, para administrar também minha vida pessoal. Afinal, se resolvo e tomo decisões tão complexas no meu dia-a-dia, que tal u utilizar os mesmos recursos para todos os problemas que me norteiam?!

É neste intuito, que compartilho com as demais Luluzinhas, algumas soluções corporativas, possíveis de serem implantadas dentro das nossas casas.

1 – Agenda do celular
Utilizo para colocar absolutamente tudo o que tenho a fazer.

Se olhar minha agenda para o dia 23/12/2015 às 20h00min está lá “Cozinhar ceia de Natal”. Programei para repetir uma vez por ano, sempre na mesma data.

Agendar todos os compromissos na agenda me faz sempre ter a dimensão exata das 24 horas do dia. Não vou mentir que por vezes assumo dois compromissos simultâneos na agenda. O que me faz ter que decidir com antecedência qual dos dois terei que manter.

2 – Delegar tarefas
Se o dia tem 24 horas, você também é uma só. Então abra mão do perfeccionismo e delegue.

Lá em casa, estipulamos o que cada um tem que fazer. Meu marido por ser melhor com finanças e planilhas, gerencia toda nossa vida financeira. Eu fico com os cuidados da saúde da família. Compro remédios, agendo médicos, etc..

Delegar não é fácil. Significa que algo tem que ser feito, mas cada um tem seu jeito. Delego e confio que aquilo será feito com responsabilidade.

3 – Reuniões familiares
Lá em casa, quando temos um problema muito grande é convocada uma reunião familiar.

Fazemos ata de tudo que ficou resolvido, estipulamos prazos e penduramos na geladeira. Por exemplo, usamos quando minha filha ficou em recuperação na escola. Na ata fizemos um plano de estudo, recompensa caso ela passasse de ano e um plano B caso ela repetisse.

Já tivemos reunião com ata das divisões das tarefas domésticas, tais como: minha filha para encher as garrafas d’água, jogar o lixo fora e pendurar roupa na corda, eu fiquei com a lavagem de roupa e louça e meu marido ficou com guardar tudo: papéis, roupas e compras.

Quando o desemprego nos assombrou, foi a reunião de família que nos uniu e na ata ficou o registro com um plano de contenção de despesas.

4 – Planilha de gastos
Registro tudo. Para facilitar os registros procuro fazer todos os meus gastos em cartões de débito, ticket refeição, enfim em dinheiro de plástico. Puxo o extrato no aplicativo do celular, depois é só exportar para a planilha. Lá em casa a planilha é familiar, envolve todos os ganhos e gastos do meu marido, da minha filha e meu. Exatamente como em uma empresa. Mas pode ser feito também individualmente.

Claro que essas dicas não vão solucionar todos os seus problemas domésticos, mas a organização dos problemas ajudará a resolvê-los.


Márcia Marques Camacho - Gerente de Operações da Smartia Seguros Online desde 2013, associada do Clube desde julho de 2009.

Tem por experiência a gestão comercial da Abolição Corretora de Seguros por 8 anos, tendo ingressado no mercado de seguros em 2001, como Account Manager da seguradora AGF Brasil Seguros. Atualmente, além da Gerência de Operações da Smartia, está arrolada na graduação da Escola Nacional de Seguros à noite, com previsão de término em Dezembro de 2016. Casada e mãe de Laura, hoje com 17 anos.






12/12/2017 - globo.com
Noruega tem os 3 bilionários mais jovens do mundo
 mais...
12/12/2017 - G1
Copom sinaliza novo corte de juros em fevereiro
 mais...
12/12/2017 - CNC
Balança registrou superávit de US$ 1,03 bilhão nos primeiros dez dias de dezembro
 mais...
12/12/2017 - G1
Meirelles espera votação da reforma na 3ª semana de dezembro
 mais...
Página Inicial  .:.   Informações de Publicidade  .:.   Patrocinadores  .:.   Entre em Contato  .:.   Twitter  Facebook  Google+  LinkedIn
© 2004 - 2017 - Clube das Luluzinhas Executivas de Seguros
Tecnologia EBTI